Notícias


Relato da reunião na Reitoria no dia 21/12/2016

Publicada em 22/12/2016

A XXIV Assembleia Geral Extraordinária da ATENS-UFV, realizada na paralisação do dia 24 de outubro de 2016, deliberou pelo envio do ofício a seguir para a Reitoria da UFV:

Ofício 07/2016

Em resposta, fomos chamados para uma reunião no dia 8 de novembro de 2016 divulgada aqui.

No dia 21 de dezembro de 2016 a ATENS-UFV foi convidada para a segunda reunião, às 17h, para tratar dos demais itens com a presença da Reitora Nilda de Fátima Soares e o Vice-Reitor, João Carlos Cardoso.

O presidente da ATENS-UFV, Jansen Cardoso Pereira, comunicou que o ATENS-SN conseguiu a Carta Sindical no dia dezesseis de dezembro de 2016 se tornando, agora, o único representante sindical dos Técnicos de Nível Superior das IFES. O Diretor Administrativo da ATENS-UFV, Harley Balduíno Saraiva, relembrou o histórico do movimento TNS iniciado em 2005 com a implantação do plano de cargos PCCTAE e que prejudicou de forma cruel os TNS. A mobilização dos TNS a partir de então culminou, com apoio da ANDIFES na quebra da linearidade da tabela salarial em 2008, o que minimizou um pouco os prejuízos de 2005. Em 2012 foi criado o ATENS-SN que em 2016 se filiou à Central PUBLICA, e agora, a conquista da Carta Sindical. Nilda parabenizou a ATENS e disse que essa carta representa um grande avanço e uma vitória enorme na conquista da legitimidade de representação. Jansen salientou que o movimento TNS não é divisionista como alguns querem fazer crer, ao contrário, a ATENS veio para somar forças.

A seguir Jansen entregou a ata da primeira reunião com a reitoria, realizada no dia 8 de novembro de 2016, bem como o Plano de Treinamento de Chefias, elabora pela comissão da ATENS. Salientou que não temos a pretensão de sermos “donos” do projeto e que a reitoria fique à vontade para agregar outros representantes. A intenção é contribuir objetivamente. A filiada da ATENS-UFV, Norma Barbosa de Souza, ponderou que este plano de treinamento não é uma panaceia para resolver os conflitos na gestão de pessoas, mas é uma ferramenta que leva em consideração a experiência adquirida nas reuniões semanais com os filiados na sede da ATENS-UFV ao longo dos últimos 3 anos.

Depois disso, o Diretor Administrativo, Harley B. Saraiva, pediu inversão na ordem dos itens do ofício que faltavam ser discutidos a fim de priorizar o tema “Regulamentação da carga horária das nutricionistas lotadas na Divisão de Alimentação”. Jansen falou da notícia que circula no campus de que estão elaborando uma portaria para regulamentar 36 horas no Restaurante Universitário (RU) e questionou se a reitoria estava sabendo disso. Nilda disse que o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas,  a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e a chefe da Divisão de Alimentação estão discutindo o assunto bem como o problema do representante técnico (RT) do RU, exigência legal que está sendo cobrada da UFV. Ela entende que as nutricionistas deveriam fazer um rodízio entre si para assumir tal responsabilidade e que parece estar havendo resistência por parte delas com relação a isto. A filiada da ATENS-UFV e nutricionista do RU, Cristhina Martins Lopes, confirmou que o Conselho de Nutrição exige o RT para restaurantes e que, apesar delas serem qualificadas para tal elas não são obrigadas a fazê-lo. Citou como exemplo o caso dos médicos que são qualificados para medicar mas, da mesma forma, não são obrigados a fazê-lo. Esclareceu que elas não aceitam esta responsabilidade porque o RU não tem a estrutura física adequada e por falta de respaldo. A reitora se comprometeu a se reunir com todos os envolvidos no assunto para buscar uma solução conjunta.

Com relação à minuta da portaria que regulamenta jornada de 36 horas no RU a reitora disse que vai encaminhar, na próxima semana, para todas entidades sindicais da UFV para que analisem a proposta pois, esta será discutida na primeira reunião do CONSU de 2017.

Jansen lembrou o ofício enviado solicitando que a reitoria esclarecesse aos gestores que ainda vigora resolução do CONSU que abona os TNS de bater ponto e que a falta de padrão de cobrança por parte das chefias tem causado transtornos.  A reitora disse que já existe uma minuta de nova portaria revogando esta resolução e tão logo as correções no texto sejam feitas vai encaminhar para as entidades analisarem, o que deve ocorrer na próxima semana. Pretende colocar a discussão dessa nova portaria na primeira reunião do CONSU em 2017. Informou que a previsão é de que em março ou abril de 2017 se implante os relógios biométricos, pois esta é uma cobrança dos órgãos de fiscalização do governo.

A reunião foi encerrada às 18h15 sem esgotar a pauta e a próxima deve ocorrer em março de 2017.

 

Diretoria Executiva